sábado, 15 de dezembro de 2012

Bacalhau da avó Maria



Agora já tenho mais um pouco de tempo para publicar umas delicias, para a mesa de natal.
Que tal começar pelo rei da mesa...o bacalhau.




Cá em casa, na noite de natal não comemos o bacalhau tradicional, cozido com couve e batata.
O bacalhau não pode faltar na nossa mesa, mas tem de ser "especial".
No ano passado foi o meu amigo Tózé que fez o bacalhau (receita que eu adoro),por isso pedi-lhe para me dar a receita e ele prontificou-se logo para vir fazer o bacalhau para eu tirar fotos, aqui está ele!
"Bacalhau da avó Maria"
2 postas de bacalhau cozido lascado
1 couve coração ou lombarda cortada ao meio e cozida
5 alhos picados
6 ovos cozidos
metade de uma broa de milho de véspera esfarelada
2 dl de azeite
1 pacote de molho bechame
60 gr de pinhões
azeitonas qb

Num pirex coloca-se pela seguinte ordem:
A broa esfarelada, por cima os alhos picados e o azeite.
Em seguida o bacalhau ás lascas, depois os ovos cortados ás rodelas.
A ultima camada deve ser as couves. Para finalizar o molho bechamel e decora com os pinhões e as azeitonas, vai ao forno a gratinar.

1 comentário: