domingo, 22 de julho de 2012

Calzone





Domingo e sem vontade de pegar nos tachos.
Lembrei-me de fazer uma calzone que os meus filhos adoram , esta foto tirei da ultima vez que fiz, porque neste momento tenho a massa a levedar na MFP .
A massa leva o seguinte:
20 gr de fermento padeiro
300 gr de farinha
1 colher de chá de sal
1 pitada de açúcar
2 colheres de sopa de azeite

Numa tigela pequena coloca-se o sal e o açúcar, o fermento e dissolve-se em 1,5 dl de água morna.
Numa tigela grande coloca-se a farinha, abre-se uma cova, coloca-se o fermento diluído, vai-se mexendo adiciona-se as colheres de azeite, vai-se amassando e acrescenta-se 1,5 dl de água morna aos poucos até ficar uma massa mole (sem colar ás mãos). Forma-se uma bola, tapa-se e deixa-se a levedar, durante 1 hora a 2 horas.
Quem tiver MFP, dissolve o fermento, o sal e açúcar em 3 dl de água morna, coloca na cuba da MFP, depois as colheres de azeite e por ultimo a farinha, liga no programa de amassar e levedar,no fim de terminado o programa é só esticar a massa com o rolo da massa numa bancada polvilhada de farinha.

A calzone eu preparo assim:
Coloco 2 a 3 colheres de tomatada sobre a massa, mas sem chegar à extremidade, depois só coloco ingredientes em metade da rodela da massa.
coloco 3 fatias de fiambre, depois coloco2 colheres de sopa de queijo mozarella ralado , uma mão cheia de cogumelos de lata laminados, 3 rodelas de chourição, mais duas colheres de queijo (o meu marido também gosta com fatias de presunto ).
Cobre-se com a outra parte da massa e fecha -se bem eu costumo a usar um garfo para apertar a massa.
pincelo com um pouco azeite por cima polvilho com oregãos e queijo e vai ao forno.
Eu acompanho com salada.
Ups...MFP esta a apitar, acabou o programa.



Sem comentários:

Enviar um comentário